sábado, 25 de julho de 2009

Da Série: Cadê a Anatel? Episódio de Hoje: Net Virtua, a enganação russa.

Para quem (como eu, infelizmente) assitiu as propagandas, ligou e contratou a banda larga da Net, só tenho a dizer, sinto muito.

Não adianta chorar, não adianta espernear, não adianta rezar, implorar ou reclamar aos deuses (no caso os agentes federais da Anatel), sua conexão vai ser limitada, vai ser monitorada, vai ser podada!

É... sua conexão não vai ser estável, sua conexão não vai ser integral, a velocidade que você contratou... esqueça.

Mas, tenho uma perguntinha, alguém foi avisado sobre traffic shapping ou franquia de consumo quando contrataram o serviço? Alguém viu nas propagandas algum aviso, mesmo em letras miúdas?

Pois é... também não vi letras miúdas e o consultor não avisou, na realidade, ele só repetia e repetia: saia da Sibéria, venha para net já... saia da Sibéria, venha para net já... saia da Sibéria, venha para net já...

E skavurska pra nós, otários, que caímos nessa.

E olha que eu não contratei o serviço pelo telefone, não. Contratei através do consultor do meu condomínio, o Ivoney, que veio na minha casa, bebeu do meu café e nunca entregou meu contrato.

Pior, instalou o serviço sem a minha autorização. Eu esperava o contrato, e lá já estava o técnico, modem e conversor na mão, instalando o serviço e olhando as pernas da minha esposa (o filho da p*ta)...

E o contrato? Bem, o contrato você baixa na internet... quando ela funcionar!

Agora descobri o porquê do nome VIRTUA: virtualmente contratei uma banda larga, virtualmente tenho conexão rápida, virtualmente recebi meu contrato, virtualmente fui informado sobre suas características, virtualmente saí da Sibéria, virtualmente, virtualmente, virtualmente...

Ah... Fala sério!

É como disse o Érico Andrei em seu blog:
"Cá entre nós o que eu poderia esperar de uma empresa mexicana, que contrata um faminto general soviético como peça de marketing e que tem um produto com o sugestivo, e quase piada pronta, nome de VIRTUA... Fala sério, é demais. Enquanto isto peço para os amigos que sofrem, gravarem House, 4400 e Heroes para mim, pois de resto a NET se assemelha mais a uma practical joke do que a uma empresa de telecom..."

E a Anatel?
A Anatel não viu, não ouviu, nada fez, nada faz.

Nada! Niente! Niet! Nein!

E olha que é ela a agência fiscalizadora... hehe, boa piada.

Mas, você pode perguntar: e o Código do Consumidor? as Resoluções? a Lei Geral de Telecomunicações? Tão aí pra te proteger, pra garantir seus direitos.

Mas no caso da internet a coisa não funciona tão bem?

Vai tentar resolver a situação nos Juizados Especiais, sem contratar um advogado e gastar os tubos com custas de esrivão, perícia, etc., vais esbarrar numa limitação, meu irmão: os juizados não fazem perícia e tua ação vai ser julgada extinta por falta de competência!

Ou seja, brigar em juízo vai custar, invariavel e obrigatoriamente, muito caro.

Mas você ainda pode ter mais uma perguntinha maliciosa: e para a Net? também vai custar caro? Não vai?

Pequeno gafanhoto, não seja ingênuo... A Net é uma multinacional, com milhares de ações ajuizadas contra ela, a tua vai ser só mais uma.

Mas você pode ter ainda outra perguntinha: eu vou ganhar uma indenização. Não vou?

Pequeno gafanhoto, não seja ingênuo... Indenização por quê? Eles te destrataram? Eles te incluíram no Serasa? Mandaram você praquele lugar?

Não?

Provavelmente quem mandou um atendente do 10621 tomar no c* foi você, não foi?

Pois é, a maior probabilidade é de que não tenha indenização nenhuma.

Nada, nadie, nothing. Mas no final da ação, com certeza você vai ouvir: skavurska, pequeno gafanhoto, você ganhou... Mas não levou!

E existe solução? Ah... existe sim, UNIÃO!

Nós, torturados usuários desse servicinho de m*rda, devemos nos unir e reclamar, reclamar e reclamar.

Reclamar a Anatel, reclamar ao Ministério Público Federal. Reclamar em juízo também funciona, mas a melhor saída é a reclamação coletiva, mais barata, mais eficiente...

Quem sabe, a massa mobilizada sensibilize os bolsos da Embratel / Net Virtua!

Devemos participar nossos problemas, assinar abaixo assinados, coletar provas, guardar as gravações de nossas reclamações, fazer prints das falhas de estabilidade, das falhas de velocidade, etc.

Bem, e depois...

Depois veremos...

Links relacionados: