quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pescar Truta na América - Um Livro de Richard Brautigan (PARTE 2 - A Capa de Pescar Truta na América)

A CAPA DE PESCAR TRUTA NA AMÉRICA

A capa de PESCAR TRUTA NA AMÉRICA é uma fotografia da estátua de Benjamin Franklin na Washington Square de San Francisco, tirda de tarde.
Nascido em 1706 e falecido em 1790, Benjamin Franklin está em um pedestal que mais parece uma casa guarnecida com móveis de pedra. Numa mão ele segura uns papéis, na outra o chapéu.
A estátua fala, na sua linguagem de mármore:
Doada por
H. D. Cogswell
A nossos
Meninos e meninas
Que logo tomarão
Nossos lugares
E passarão.
Em volta do pé da estátua, quatro palavras, voltada cada uma para os rumos do mundo, dizem a leste BEM-VINDO, a oeste BEM-VINDO, ao norte BEM-VINDO, ao sul BEM-VINDO. Bem atrás da estátua tem quatro choupos, quase sem folhas a não ser nos galhos altos. A estátua fica na frente da árvore do meio. Em toda a volta a grama está molhada das chuvas do começo de fevereiro.
Ao fundo fica um cipreste alto, escuro como um quarto, quase. Adlai Stevenson discursou debaixo dessa árvore em 1956 para 40.000 pessoas.
No lado oposto à estátua tem uma igreja alta, com cruzes, torres, sinos e uma porta enorme, parecendo a entrada de um baita buraco de rato, talvez de um desenho de Tom e Jerry, e acima da porta as palavras "Per L'Universo".
Por volta das cinco horas da tarde da minha capa para Pescar Truta na América, gente se reunia no parque do outro lado da rua da igreja, gente faminta.
Eles não podem atravessar a rua enquanto não for dado o sinal. Aí todos correm para a igreja e pegam seus sanduíches embrulhados em jornal e vêem de que trata o sanduíche.
Uma tarde um amigo meu desembrulhou o seu sanduíche, olhou dentro e encontrou apenas uma folha de espinafre. Mais nada.
Foi Kafka que conheceu a América lendo a autobiografia de Benjamin Franklin...
Kafka, que disse, "gosto dos americanos porque são sadios e otimistas".