domingo, 2 de agosto de 2009

Manual de Civilidade Destinado às Meninas para uso nas Escolas - de Pierre Louÿs


O original, em francês (Manuel de civilité pour les petites filles à l'usage des maisons d'éducation), foi escrito em 1917, mas publicado somente em 1927.

Pierre Louÿs fez uso da paródia para ironizar e criticar o puritanismo da belle-époque. Seu modelo foram os livros de educação moral da época (os handbooks civility ou pequenos manuais de civilidade).

Duas lições, extraídas do Pequeno Manual de Civilidade, adotado pelo Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro, no início da década de 60, servem como exemplo da fórmula adotada:

"São inconvenientes, não só em sociedade como em toda parte, os trejeitos com as bochechas e o nariz; assim também são detestáveis pigarrear, fungar, rosnar, roncar, etc.: todos estes ruídos devem ser absolutamente evitados" e

"É repugnante e intolerável ver uma pessoa, criança ou não, introduzir os dedos no nariz."

Pierre Louÿs é conhecido como o escritor que "expressou a sensualidade pagã com perfeição de estilo". Poeta e romancista clássico, influenciado pelo parnasianismo, teve importantes obras publicadas, dentre elas: Aphrodite, Les Chansons de Billitis, La Femme et le Pantin, Psiché e Les Trois Filles de leur Mère.

Muitas de suas obras foram objeto de culto pelo movimento feminista, especialmente, Aphrodite e Les Chansons de Billitis.


Desenho de Henry Bataille (êtes et Pensées; 1901, Paris, Bibliothèque de l'Arsena)


Algumas das lições de Pierre Louÿs:

"Se disserem que o homem distingue-se do símio pelo fato de ele não ter cauda, não proteste afirmando que ele tem uma."

"Entre os principais verbos da segunda conjugação, é inútil citar foder, eu fodo, eu fodia, eu foderei, que eu foda, fodendo, fodido. A conjugação deste verbo é interessante, mas a repreenderão antes por conhecê-lo do que por ignorá-lo."

"Durante o sermão se o pregador parecer crer na 'pureza das meninas cristãs', não se ponha a explodir em risos."

"Não entre num cabelereiro pedindo-lhe ousadamente para frisar-lhe os pentelhos do cu."

Não diga: 'Entre as refeições só bebo porra.' Diga: 'Sigo uma dieta especial.'"