terça-feira, 28 de julho de 2009

Pescar Truta na América - Um Livro de Richard Brautigan (PARTE 1 - apresentação e capa)

Um escritor cujos textos procuro cativar (lembrei da raposa ao pequeno principe: "
A gente só conhece bem as coisas que cativou (...) Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas") é o Richard Brautigan.

Nunca li nada parecido. Nunca. Nada.

Algo aparentemente nonsense, algo aparentemente romanesco e, por incrível que pareça, sempre verdadeiramente atual e realista. Com um toque de cuppies, tipicamente, norte americano, expressando sentimentos, por vezes amorosos, porém nada piegas, verdadeiros e universais.

Brautigan sempre escreve sobre alguma coisa. É sempre só um aparente nonsense. Alguma coisa sempre está escondida esperando por um leitor sensível e atento.

Ganhei muito, infinitamente, muito mais do que os R$ 25,00 (meu almoço e minha condução - é, fui à pé pra casa... e com fome) que desembolsei, quando comprei a única edição do Pescar Truta na América que encontrei nas prateleiras do sebo Livro Lido, da Travessa Jesuíno Marcondes.

A edição em inglês desse livro, perdi para um amigo que, felizmente (tenho certeza), ganhou mais de mim do que minha amizade. Mas ainda mantenho (ainda que colada, remendada e rejuntada) a boa tradução do José J. Veiga - que desencavei da pequena livraria que agora nem existe mais.

Na contra capa dessa minha primeira edição, o José J. Veiga, tentou (à sua bela maneira) traduzir o, para mim, intraduzível escritor Brautigan: "O texto de Brautigan é sempre novo, sempre inventivo, sempre original - e sempre sobre alguma coisa. É sobre tudo o que toca o ser humano neste mundo estapafúrdio e ao mesmo tempo fascinante.".

Enfim, encerrada a apresentação, à partir desta postagem transcreverei integralmente o "Pescar Truta na América", para o deleite de todos aqueles que esperam muito mais desse mundo, tão estapafúrdio e tão fascinante. Enjoy:



Richard Brautigan
PESCAR TRUTA NA AMÉRICA
Tradução de José J. Veiga
Originalmente: Trout Fishing in America
Primeira publicação em 1967




Há seduções que
deveriam estar
num Museu de História da Ciência,
bem ao lado do
The Spirit os St. Louis,
o avião de Lindbergh.

Para Jack Spicer e Ron Loewinsohn

* nota de Almapto Anicor: Jack Spicer e Ron Loewinsohn, ativos poetas da cena literária de São Francisco - principalmente, no final da década de 60 (auge do flower power).
O primeiro, amigo, crítico, editor, consultor e revisor de "Trout Fishing in America", o segundo, conforme suas próprias palavras, mereceu a dedicatória somente em razão da amizade que mantinha com Brautigan.

Consulte também:
http://www.kerouacalley.com/brautigan.html - site a respeito da geração beat, apresenta alguns poemas de Brautigan
http://www.unwritten.org.uk/about.html - Nem vou explicar, mas garanto: é um EXCELENTE site!
https://staging.airflowsciences.com/rkn/Brautigan/ - imagens das primeiras edições de Brautigan